Início » Aplicativos » Como ser um motorista Uber – Requisitos Necessários

Como ser um motorista Uber – Requisitos Necessários

Tanto para quem viu nos aplicativos de mobilidade uma oportunidade de fazer seus próprios horários, ou se viu obrigado a buscar uma alternativa para as altas taxas de desemprego que não prometem uma melhora com o cenário pós-pandemia de coronavírus, os serviços não param de crescer.

Várias empresas desembarcaram no Brasil nos últimos anos, e hoje estão presentes nas principais cidades do país. Cada uma delas oferece um diferencial nos seus serviços, seja no preço ou nas modalidades de carro disponíveis dentro dos apps.

Hoje falaremos da Uber, uma das mais conhecidas pelos usuários e também uma das mais exigentes com a conduta de seus motoristas. Toda essa rigidez é para garantir que o serviço continue sendo conhecido como um dos melhores ano após ano.

Se você pretende ser um motorista da Uber, veja nos próximos tópicos o que é necessário.

Requisitos para o motorista

Em 2017, a Uber tinha cerca de 500 mil motoristas cadastrados em todo o Brasil. Um quinto desse número atua exclusivamente no Estado de São Paulo. Para fazer parte desse time gigantesco, é necessário estar de acordo com as diretrizes impostas pela empresa. 

  1. A CNH deve conter a observação ‘EAR – Exerce atividade remunerada’, que nada mais é do que uma autorização emitida no Detran ou Poupatempo da sua cidade para que este tipo de trabalho seja feito.
  2. A CNH deve ser permanente
  3. Realizar o cadastro no site ou aplicativo da Uber, enviando os documentos que estão listados no próximo subtópico.
  4. Exclusivamente em São Paulo, os motoristas devem ter certificado CONDUAPP, que nada mais é do que um documento que permite o exercício da profissão. Também é necessário comprovar conclusão de curso preparatório para ser motorista, que é oferecido de forma gratuita pela Uber, ou caso você já tenha feito em outro lugar, basta apresentar o certificado. 

Quais documentos são solicitados? 

Ao se cadastrar pelo site ou app da Uber, será necessário enviar alguns documentos para comprovar a autenticidade das suas informações e a sua capacitação para atuar como motorista profissional. São eles: 

  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação) com EAR
  • Foto de perfil
  • Documentos do veículo (CRLV entre outros)
  • No caso do motorista não ter um veículo próprio, a Uber permite que seja feito aluguel de veículos dentro do padrão do serviço da empresa. Os documentos do veículo também devem ser encaminhados no momento do cadastro. 

Requisitos para o Carro

Para garantir um padrão no serviço oferecido, assim como se diferenciar visualmente das outras empresas, a Uber exige que os carros dos motoristas sigam uma série de requisitos:

  • UberX: o modelo do veículo deve ser no mínimo a partir de 2008; conter 4 portas; 5 assentos no total e ar-condicionado. Em algumas cidades, a regulamentação municipal determina qual o ano de fabricação dos veículos que podem transitar. 
  • UberSELECT: modelos a partir de 2012; 4 portas; 5 lugares e ar-condicionado.
  • UberBLACK: categoria ”luxuosa” da Uber, exige veículos SUV ou Sedan totalmente pretos, 4 portas, 5 lugares, bancos em couro e ar-condicionado.

Todos os veículos são fiscalizados, e caso não estejam dentro do padrão solicitado pela empresa, podem ser excluídos da plataforma sem possibilidade de retorno. 

Não são aceitos carros customizados com adesivagem, cores fora do padrão, emplacamento incorreto e ‘tunados’. 

Como cadastrar

O cadastro é feito exclusivamente pelo site e aplicativo da Uber. Para isso, basta acessar www.uber.com/br ou baixar o aplicativo pela loja oficial do seu smartphone. 

Na tela inicial, escolha ”cadastrar como motorista” e siga as instruções da tela, enviando o documentos solicitados que falamos aqui. 

Quanto ganha? 

A média de lucro de um motorista Uber depende muito da variável de horas trabalhadas + valor de cada corrida + quantidade total de corridas + gastos com manutenção do veículo. 

Dessa forma, um motorista que trabalha 6 horas por dia, porém com alto movimento e corridas de distâncias mais longas, pode ter um lucro bom. É importante considerar os gastos com combustível e manutenção regular do carro na hora de traçar como vai ser sua rotina de trabalho diária para alcançar seu lucro desejado. 

Gilmar Penter
Fotógrafo, ator e comunicador. Na vida, é apaixonado pela arte e comunicação. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Comente