Início » Aplicativos » TikTok – Curiosidades, Como Usar, Principais Funções – Guia Completo

TikTok – Curiosidades, Como Usar, Principais Funções – Guia Completo

Você provavelmente já ouviu falar do TikTok. A nova rede social já é um fenômeno em todo o mundo, ultrapassando a marca de um bilhão de downloads. A popularidade é tanta que o TikTok já superou até mesmo o Facebook e Instagram nos Estados Unidos.

Mas nem todos ainda conhecer a plataforma, ou sabem como utilizá-la. Ela, basicamente, serve para que você possa gravar e compartilhar vídeos curtos e criativos.

Com isso, através dessa simples premissa, é possível atrair seguidores e seguir contas das quais você mais gosta. Se você ainda não conhecer, separamos aqui tudo que precisa saber sobre o TikTok. Confira!

O que é o TikTok

Como dissemos antes, o TikTok nada mais é do que uma plataforma de divulgação de vídeos. Ela funciona como uma rede social convencional, onde você pode curtir e seguir outras contas e vídeos postados lá.

Com isso, através dessa simples, mas atrativa funcionalidade, e com a criatividade dos seus usuários, o TikTok já conquistou bilhões de adeptos em todo o mundo.

Apesar do foco ser a postagem de vídeos, a plataforma se destaca por outros pontos interessantes, como a sua interface, por exemplo. O menu, bem interativo, mostra as principais hashtags e tendências do mundo todo.

Além disso, disso, a interface inicial mostra, além dos vídeos de quem você já segue e semelhantes, conteúdos relacionados ao seu gosto.

Mas para isso, é preciso saber como criar a sua conta

Como criar sua conta

Assim como as demais redes sociais, para criar uma conta no TikTok é bem simples. Basta realizar o download do aplicativo em seu aparelho Android ou iOS e realizar o cadastro. Para isso, você pode seguir esse passo a passo:

  • Em primeiro lugar, clique no ícone de avatar, localizado no canto direito inferior.
  • Em seguida, escolha como deseja se cadastrar – número de telefone ou e-mail, ou através do Facebook, Google ou Twitter;
  • Logo após realizar o login, acesse seu perfil e comece a personalizar sua conta clicando em “Editar Perfil”, com nome, foto e nome de usuário.

Depois desse processo, você já pode começar a navegar pela plataforma e conferir o conteúdo de outros usuários.

Como assistir aos vídeos de outros usuários

A interface, ou feed, do TikTok é dividido em duas parte: a aba “Seguindo”, que mostra vídeos de pessoas que você segue, e a aba “Para você”, que exige post relacionados aos interesses do seu perfil.

Mas como fazer para assistir aos vídeos de outros usuários? O processo é bem simples.

Primeiramente, abra o feed e clique no ícone da “casa”. Após isso, você pode alternar entre as duas abas e ver os novos conteúdos de outros usuários. Na lateral da tela, estão os botões que você pode usar para curtir, comentar ou compartilhar os vídeos.

Além disso, se quiser ver outros vídeos daquele usuário, basta deslizar a tela para a esquerda e conferir o perfil completo dessa pessoa.

Porém, além do conteúdo de outras pessoas, você também pode publicar seus próprios vídeos e conseguir curtidas e seguidores.

Mas como fazer isso?

Como criar e editar um vídeo no TikTok

Apesar de ser uma plataforma onde você pode conferir os vídeos e postagens de outras pessoas, parte da graça em ter uma conta no TikTok e publicar seus próprios vídeos.

Mas se você está começando agora na plataforma, e não sabe como fazer, nos te explicamos. Para isso, basta seguir este passo a passo:

Passo 1

Primeiramente, clique no botão “+”, no menu principal para publicar um novo vídeo. É possível gravar um vídeo diretamente pela plataforma tocando no botão de captura, ou, se preferir, enviar um da sua galeria.

No menu lateral, você tem acesso a alguns opções, como alternar entre a câmera frontal e traseira, alterar a velocidade de gravação, aplicar filtros e efeitos ou definir o tempo de granação entre 15 e 60 segundos;

Passo 2

Logo em seguida, é possível adicionar música na opção “Adicionar um som” e escolher entre as opções do acerto do TikTok.

Passo 3

Apesar de não ser obrigatório, você pode adicionar efeitos ao seu vídeo. Para escolher um, basta clica no ícone de máscara, no canto inferior esquerdo. Outras opções na sequencia são a de adicionar filtros e stickers, e selecionar uma imagem de capa para o seu conteúdo.

Passo 4

Antes de finalizar e enviar seu vídeo, você ainda pode alterar algumas coisas, como remover ou mixar o áudio, ou selecionar uma nova trilha, para isso, basta acessar o menu superior.

Passo 5

Por fim, é só adicionar a sua legenda, algumas hashtags e marcar seus amigos. Depois basta publicar seu vídeo e aguardar pelas curtidas.

Dicas e curiosidades

Agora que você já saber como usar o TikTok, que tal conferir algumas dicas e curiosidades?

Isto é, você sabia que antes de receber esse nome, o app era conhecido como musical.ly? foi só em novembro de 2017 que ele mudou de nome, depois de ser comprado pela empresa Bytedance.

Outra curiosidade é que, diferente de outras mídias sociais, você pode baixar os vídeos que mais gostou ou tenha publicado no app. Para isso, basta clicar no botão compartilhar.

Além de salvar um vídeo, você pode usá-lo como papel de parede. Essa opção também está no botão compartilhar.

Outra funcionalidade bem interessante é descobrir a música de um determinado vídeo. Para isso, basta tocar no botão com forma de disco de vinil.

Gostou das nossas dicas? Essas e outras recomendações você pode conferir em nosso site! Clique aqui e confira outros conteúdos.

Gilmar Penter
Fotógrafo, ator e comunicador. Na vida, é apaixonado pela arte e comunicação. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Comente