In√≠cio ¬Ľ Aplicativos ¬Ľ Como Funciona o Ifood – Para o Restaurante, para o Entregador, para o Cliente

Como Funciona o Ifood – Para o Restaurante, para o Entregador, para o Cliente

Os aplicativos de celular, principalmente agora com boa parte das pessoas em casa por conta do coronavírus, parecem que vieram para ficar. 

De jogos √† aplica√ß√Ķes para o dia a dia e trabalho, eles ganharam espa√ßo nas nossas vidas por facilitarem tarefas antes mais complicadas, ou simplesmente dando mais comodidade para quem vive na rotina acelerada das grandes cidades.¬†

√Č o caso do Ifood, aplicativo de delivery de comidas que caiu no gosto principalmente dos Millennials, que em alguns cliques podem pedir refei√ß√Ķes inteiras do seu restaurante favorito, ou aquela pizza do fim de semana.¬†

Hoje, o aplicativo já entrega bem mais que apenas comida de restaurantes, sendo possível comprar produtos de alguns supermercados, como sabonetes e shampoo, quando disponível para a sua localidade. 

Mas apesar de tanto sucesso, voc√™ sabe exatamente como ele funciona? √Č o que te explicamos a partir de agora.¬†

Ifood no Restaurante

Com a atual pandemia, grande parte das cidades e estados brasileiros decretaram o fechamento de servi√ßos n√£o essenciais (sa√ļde, mercados e farm√°cias, entre outros). Com isso, um grande n√ļmero de restaurantes viu como op√ß√£o os apps de entrega para sobreviverem ao impedimento de n√£o poderem receber clientes em seus espa√ßos.

O serviço que antes era uma forma de aumentar as vendas, principalmente no fim de semana, quando as pessoas optam por ficar em casa vendo filme mas comendo um bom hot dog, se transformou em essencial para manter vivo o negócio de muitos.

Para isso, é necessário ter uma certa preparação:

  • acesso √† internet – de prefer√™ncia com boa velocidade e conex√£o est√°vel
  • equipamento base – um computador atrav√©s do qual o restaurante vai receber e acompanhar todos os pedidos¬†
  • time pr√≥prio de entregadores
  • atendimento r√°pido e de qualidade
  • CNPJ regularizado.

No Ifood, cada regi√£o disp√Ķe de planos espec√≠ficos, e neles podem ser cobradas mensalidades e taxas referentes √† disponibiliza√ß√£o do servi√ßo.¬†

Para cadastrar seu restaurante:

  • Acesse o site do Ifood
  • Clique em ‘Restaurante’ no canto superior direito
  • Preencha o formul√°rio com os dados solicitados
  • Clique em ‘Come√ßar Cadastro’
  • Informe todos os campos obrigat√≥rios
  • Escolha o plano dispon√≠vel para a sua regi√£o
  • Pronto, j√° √© poss√≠vel realizar vendas atrav√©s do aplicativo.¬†

Ifood para o Entregador

Parte essencial do sucesso do Ifood e do lucro dos restaurantes são os entregadores. Percorrendo as cidades por motos ou bicicletas, eles garantem que sua comida chegue de forma rápida e gostosa até você. 

No caso deles, existe um app próprio, que assim como os restaurantes e os clientes, necessita de um cadastro com o envio de dados pessoais. Importante ressaltar que o aplicativo só está disponível para a plataforma Android. 

Depois do cadastro, os entregadores ficam aptos a receber pedidos – de forma aut√īnoma ou vinculados a algum restaurante – e recebem acesso ao suporte do Ifood.¬†

Ifood para o Cliente 

Após passar pelo restaurante e pelo entregador, o pedido chega até o cliente. Para poder ter acesso aos restaurantes disponíveis ao redor do seu local e fazer pedidos, também é necessário estar cadastrado no aplicativo. 

Depois de inserir nome, endereço e dados de pagamento, o cliente pode fazer pedidos e receber no endereço cadastrado, ou outro, caso esteja pedindo uma pizza na casa de amigos por exemplo. 

O site funciona como qualquer outro ecommerce, onde você seleciona os produtos desejados (que podem ser personalizados de acordo com cada restaurante), insere na sacolinha, e faz o fechamento do pedido. 

O tempo de entrega estimado sempre é informado após a confirmação do pedido, e é possível acompanhar o trajeto do pedido assim que é informado que ele já saiu para entrega. 

Gilmar Penter
Fotógrafo, ator e comunicador. Na vida, é apaixonado pela arte e comunicação. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Comente