Início » Tutoriais » Como localizar um celular roubado? Dicas de Segurança

Como localizar um celular roubado? Dicas de Segurança

Você sabe como localizar um celular roubado? Diferente de alguns anos atrás, atualmente existem muito mais ferramentas para ajudar você a esse proteger de roubos e furtos.

Isto é, com a evolução dos smartphones, é possível saber onde o seu aparelho está, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Mas para isso, é preciso entende como localizar um celular roubado ou extraviado. E é justamente por isso que trouxemos este conteúdo para você. Aprenda como localizar seu aparelho telefone, além de outras dicas de segurança e proteção de dados. Confira!

Como obter curtidas Fakes no Facebook 👉 Veja aqui

Como desinstalar o Facebook do Android 👉 Veja aqui 

Como localizar um celular roubado

Apesar de não ser algo para o qual estamos sempre preparados, a possibilidade de perder o seu celular por furto ou roubo é algo a se considerar.

Sendo assim, é importante saber como localizar um celular roubado. Além de ajudar você a saber onde está o seu aparelho, essa ação ajuda a inibir a incidência desse tipo de crime.

Além disso, caso você queira recuperar o seu smartphone, sem ter que bloqueá-lo e perder todas as suas informações, existem algumas alternativas. Boa parte dos celulares Android e iPhone são equipados com ferramentas que permite saber como localizar um celular roubado.

Android

Primeiramente, para quem possui um aparelho Android, é necessário acessar o Gerenciado de Dispositivos, do Google. Nele você consegue localizar seu aparelho através da opção “Encontre meu celular/dispositivo”.

Para isso, basta seguir clicar em Configurações > Google > Segurança > Encontrar Meu Dispositivo. No menu que se segue, você terá acesso a três opções, sendo elas:

  • Reproduzir som – reproduz um som bem alto que toca por cinco minutos, mesmo no modo silencioso;
  • Bloquear – deixa o aparelho bloqueado através de uma senha, criada por você;
  • Limpar – apaga todo o conteúdo do celular. Quando você não tem mais esperança de encontrar o celular. Após essa ação, não é possível usar o Gerenciar do Dispositivos para localizar o aparelho.

iPhone

Em seguida, temos o rastreamento usado para aparelhos Apple, como o iPhone e iPad. Para esses modelos, a opção é conhecida como “Buscar meu iPhone. Em geral, ele já vem atividade se você faz login em sua conta iCloud no sistema iOS.

Para abrir a opção, basta entrar no iCloud e fazer login com os seus dados da Apple – login e senha.

Em seguida, a localização do seu aparelho irá aparecer automaticamente, listando três opção:

  • Tocar som: semelhante ao do Gerenciado de Dispositivos do Android.
  • Modo perdido: entre em um modo sinalizando que o celular foi roubado, em que o aparelho é bloqueado e a localização e enviada para você, junto ao histórico de onde o celular está.
  • Apagar iPhone: opção para quando você não tem esperança de recuperar o celular, que apaga todo o conteúdo e mantem o celular bloqueado permanentemente.

Como proteger informações de um celular roubado

Agora que você já sabe como localizar um celular roubado, é preciso saber o que fazer nessa situação para proteger suas informações.

Em primeiro lugar, é importante que você tenha anotado o número de IMEI do seu aparelho, que funciona como um “RG”. Através desse número você pode bloquear com mais facilidade o celular roupado.

Além disso, com ele, você pode registrar um Boletim de Ocorrência e ajudar a identifica-lo caso seja apreendido.

Outra dica importante, além de saber como localizar um celular roubado, é manter um backup de seus dados em outro lugar. Também procure não deixar suas senhas de banco registradas ou armazenadas em documentos importantes.

Eventualmente, mantenha seu celular protegido com algum método de bloqueio. O ideal são os mecanismos mais pessoais, como a digital ou reconhecimento facial. Mas as senhas com desenho padrão e combinação de números também pode ajudar.

O que fazer se o celular for roubado?

Por fim, agora que você saber não apenas como localizar um celular roubado, como também aprendeu como proteger seus dados, é preciso saber o que fazer caso isso realmente venha acontecer com você.

Em primeiro lugar, procure as autoridades policiais e faça um boletim de ocorrência. Procure levar com você o comprovante ou nota fiscal. Caso não tenha nenhum deles, o número do IMEI pode ajudar.

Além disso, tente localizar o seu aparelho e, caso tenha sucesso, comunique as autoridades e os mantenha atualizados para que seja mais fácil recuperar o seu celular.

Gostou do conteúdo? Você pode conferir muitas outras avaliações e ficar por dentro de tudo que precisa saber no mundo dos smartphones aqui em nosso blog. Clique aqui e veja outras avaliações.

Gilmar Penter
Fotógrafo, ator e comunicador. Na vida, é apaixonado pela arte e comunicação. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Comente