Início » Aplicativos » Aplicativo Strava – O que é e como funciona (Avaliação)

Aplicativo Strava – O que é e como funciona (Avaliação)

O Strava é um aplicativo para corrida e caminhada, ele é usado por praticantes dessas atividades físicas como forma de registro. Dessa forma, eles pode acompanhar o seu desempenho.

A vantagem desse app é que ele pode ser usado até mesmo sem internet. Os usuários não pagam nenhum tipo de mensalidade, o que faz dessa alternativa uma das mais baixadas nesse ramo esportivo.

Como funciona o aplicativo Strava?

O seu uso é muito simples, pois é uma ferramenta para  registrar e monitorar as caminhadas, pedaladas, corridas e outros exercícios. O Strava é integrado ao GPS, por isso, não precisa de acesso a internet para usá-lo.

Sempre que os atletas terminarem a atividade, é possível conectar a internet e compartilhar todo o seu desempenho em grupos de praticantes e até mesmo em redes sociais.

Nos últimos anos, muitos praticantes de atividades físicas monitoram a sua rotina de exercícios, essa é uma forma de criar uma rotina e também, de analisar se está havendo melhoras no desempenho.

Além da versão grátis, os cadastrados podem assinar os pacotes da plataforma e ter acesso a conteúdos exclusivos.

Quais são os principais recursos?

Os praticantes de atividades físicas utilizam o Strava com o objetivo de se motivarem nos treinos. Afinal, essa é uma forma simples e gratuita de acompanhar toda a sua evolução.

Existem 5 recursos bastante usados no app, confira!

Veja também: Melhores Smartphones de Alto Desempenho e que Usam Android

Registro dos treinos

O Strava grava o tempo e o tipo da atividade, com isso, o praticante poderá fazer um balanço do seu treinamento, isso ajuda a melhorar o desempenho e também, prevenir lesões.

Para os atletas profissionais, o Strava pode fornecer informações de temporadas anteriores.

Corridas correspondentes

Os corredores podem ter todas as corridas organizadas no aplicativo, ele mostra as corridas por rotas, dessa forma você poderá fazer comparações dos treinos feitos naquele mesmo lugar.

Dessa forma, o atleta poderá se desafiar a melhorar a sua marca a cada treino.

Esse recurso permite que o praticante analise se o desempenho melhorou ou piorou com relação a outros treinos realizados nessa rota.

Desafios

Tem pessoas que precisam de motivação para realizar uma atividade física, usando o Strava é possível criar os seus próprios desafios e buscar a superação.

Os desafios de distância permitem uma análise profunda se o atleta está realmente conseguindo a sua marca mínina, seja ela semanal ou mensal. Tem até recompensas!

Gerador de rotas

Digamos que o atleta esteja em um cidade onde não conhece as rotas, com o Strava não é problema, pois ele tem um gerador de rotas que ajuda a sugerir o melhor percurso para a caminhada, corrida ou pedalada.

O lado positivo é que é possível compartilhar essa rota dentro do próprio aplicativo com outros membros. Essa é uma alternativa inteligente para buscar novas aventuras.

Avaliação do aplicativo 

  • Bem fácil de usar, seu design é intuitivo
  • Gratuito
  • Permite o monitoramento das atividades
  • Grava relatórios de atividades realizadas
  • Pode compartilhar os resultados em redes sociais e outros grupos de esportes
  • Analisa profundamente seus dados
  • Ajuda a conseguir rotas para novas aventuras
  • O aplicativo possui o maior acervos de rotas e trilhas do mundo

Como baixar o aplicativo Strava?

O App está disponível no sistema Android e iOS. O procedimento de download é bem simples, é basicamente o seguinte passo a passo:

1- Vá até a loja do seu celular ( Google Play ou Apple Store). Baixe o aplicativo e nesse primeiro momento, você deve fazer um cadastro ou entrar usando a senha do Google ou Facebook.

2- Para começar a usar, basta clicar na tela do seu aplicativo e selecione o botão ” Gravar”. Em seguida, eleja a opção ( corrida ou caminhada) e clique em ” começar a atividade”;

Tem opções de inúmeros tipos de exercícios.

3- Pronto, agora durante as atividades, você pode acompanhar tudo em tempo real na tela, buscar rotas no mapa no botão do canto inferior direito.

Quando a atividade tiver terminado, basta tocar no botão ” Parar”, que fica no centro da barra inferior.

4- Por fim, clique em ” Concluir” para finalizar o monitoramento. Nesse instante, você pode salvar o seu treino de forma personalizada colocando um título, descrição, foto e outros detalhes.

Pronto. Com o Strava você pode monitorar todas as suas atividades ao longo de semanas, meses e anos.

 

Gilmar Penter
Fotógrafo, ator e comunicador. Na vida, é apaixonado pela arte e comunicação. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Comente